publicidade
Laurie Locci Pires
1-
Nome:King
Raça:Lhasa Apso
2-
Nome:Tobby
Raça: Labrador
3-
Nome:Mimi
Raça:SRD
4-
Nome:Belinha
Raça:Maltes
5-
Nome:Jeff Tweedy
Raça:Calopcita
Vira-latas -Os verdadeiros cães de raça!
Entrevista com o diretor do projeto Tiago Ferigoli
Compartilhe essa entrevista  |

 

O projeto  “Vira-Latas -  Os verdadeiros  cães de raça”  foi idealizado e produzido pelo publicitário Tiago Ferigoli que o iniciou tirando fotos de cães de rua.

Este projeto possui uma série de ações conjuntas, como por exemplo:

Livro produzido e distribuído pela Editora Ediouro e já vendeu mais de 6 mil cópias em todo o país;

Filme documentário de longa metragem oficialmente publicado pela ANCINE, produzido por

empresas como Pedigree e Influência Films, que conta com a participação de grandes

personalidades como Ronnie Von, Danilo Gentili dentre outros;

Trilha Sonora original que já está sendo vendida, inclusive no exterior;

Um website,  que já está em reformulação, devido ao grande número de acessos. Além de ser um forte meio de

divulgação, o website será ainda um canal de vendas dos produtos Vira-Latas.

Vamos conferir a entrevista de Tiago Ferigoli à equipe do Facecão & Cia:

 

( Facecão & Cia) - Conte-nos como começou a sua história de amor pelos cães!

Tiago Ferigoli:  A minha ligação com cães vem desde a infância. Mas nunca imaginei que um dia iria dirigir um projeto tão grande sobre o assunto. Existe um Universo que envolve o abandono e os maus tratos com os animais. Acredito que o homem ainda não sabe lidar com essa relação “homem x animal”, estamos todos aprendendo. A minha história é plantar uma semente nessa equação.

 

 ( Facecão & Cia) - Qual foi o principal motivo que te impulsionou a elaborar um projeto ligado à causa animal?

Tiago Ferigoli:  O universo que cerca a relação homem x animal é complexa. Envolve política, e principalmente, educação. O número de cães abandonados cresce mais a cada dia, logo, a fórmula atual não está dando certo. Acredito que o problema possa ser resolvido à longo prazo,  mudando a cultura das próximas gerações. Durante o desenvolvimento do projeto, pude ver de perto o quão cruel o ser humano consegue ser com os animais. Mas não é isso que eu quero passar com o projeto, quero estimular as pessoas, mostrar que tudo que fazemos no nosso dia a dia, seja ligado diretamente com animais ou não, afeta no todo. Estamos todos conectados.

 

 ( Facecão & Cia) - Quais são as ações do projeto “Vira-Latas” ?

Tiago Ferigoli: O projeto Vira-latas é uma ação social voltada para conscientização. Pretendemos atingir diferentes segmentos, diferentes culturas, para aproximar as pessoas do assunto. Atualmente o projeto conta com um livro, chamado “Vira-latas -Os verdadeiros cães de raça”, de minha autoria (livro que deu origem ao projeto – onde tudo começou); um filme documentário inédito (que precisa de patrocínio para lançar); uma coleção de roupas exclusiva e filantrópica produzida pela grife pioneira ANIMI (quanto mais roupa vender, mais perto de lançar fica o filme!); e workshops que ministro pelo país para estimular alunos universitários e profissionais a desenvolverem projetos sociais como o “Vira-latas”.

 

 ( Facecão & Cia) - O projeto conta possui produtos como livro, documentário, coleção de roupas, site, etc. Mais um longo caminho foi percorrido até chegar neste patamar, e certamente, dificuldades surgiram. Nessa trajetória, enumere os maiores empecilhos para o desenvolvimento de um projeto ligado à causa animal e à educação?

Tiago Ferigoli: Em primeiríssimo lugar, o pré-conceito. As pessoas não sabem ou não se importam em procurar descobrir, o que é um “vira-latas”. Por que ele existe, de onde veio, o que a existência dele pode causar e etc. Por incrível que pareça, o segundo problema é a inveja. No caminho deparamos com pessoas que tentaram derrubar o projeto, literalmente. Não me pergunte o por quê! Mas felizmente pude contar com profissionais e empresas dos mais variados segmentos apoiando e trabalhando comigo. Sem eles o projeto não existiria. Sou o diretor do projeto, mas os méritos são desses profissionais que me ajudaram a fazer do projeto o sucesso que ele é hoje. Ninguém faz nada sozinho, grandes projetos são construídos com trabalho em conjunto. Nessa balança, posso dizer que o projeto teve mais apoio do que empecilhos.  O mais importante é  acreditar, mesmo que problemas aconteçam, você precisa ficar firme. Esse assunto é delicado e complexo, vai levar um bom tempo para as coisas mudarem para melhor, por isso é importante continuarmos plantando essa semente, uma hora iremos colher os frutos.

 ( Facecão & Cia) - Hoje, ouvimos muito sobre leis ambientais, campanhas de castração, de adoção, entre outros. Você acha que estamos caminhando para uma fase de maior respeito aos animais e à natureza, ou ainda temos um longo caminho pela frente?

Tiago Ferigoli:  Enquanto não tivermos respeito pelo próximo, duvido que as coisas melhorem para os animais. Só quando o homem notar que fazemos parte do todo, que as coisas irão mudar. Por exemplo, é mais “fácil” educar uma criança para respeitar e cuidar dos animais que tiver na sua vida adulta, do que encontrar pessoas para adotarem animais que estão nos abrigos. A educação irá mudar a cultura do país. Acho que estamos no momento de transição, ainda existe muita hipocrisia. Fala-se em sustentabilidade e responsabilidade social de forma muito superficial ainda. No futuro, essas questão serão leis obrigatórias. Mas o processo é longo, temos que continuar lutando. Isso é o projeto Vira-latas. Estimular as pessoas quanto a projetos sociais, afinal, estamos todos conectados. O projeto, na verdade, somos todos nós, juntos.

 

 ( Facecão & Cia) - Tiago, na sua opinião, o que cada um de nós deve fazer para vencermos o abandono?

Tiago Ferigoli:  O homem precisa começar a pensar no coletivo, no próximo. O que você pode fazer no seu dia a dia, que será bom para você, mas também, para as pessoas que estão a sua volta? As pessoas precisam parar de achar que fazer trabalho voluntário no final de semana está ajudando alguma coisa. O trabalho social precisa ser todos os dias, basta fazer com que aquilo que você faz, seja bom para todos. Pensar no coletivo. Por exemplo, eu sou publicitário, hoje, meu trabalho é voltado totalmente para comunicação com conteúdo, vender, mas também educar. Chega de propagandas fúteis. Além de vender um determinado produto, o espaço publicitário é uma ótima oportunidade para se levar cultura para as pessoas. Seria perfeito se os veículos começassem a “cobrar” isso dos anunciantes. Isso é ação social, todos os dias.

 

 ( Facecão & Cia) - Fazendo um balanço de todas as conquistas do projeto, o que mais te emocionou nessa trajetória?

Tiago Ferigoli:  O que mais me emociona é vê-lo crescendo. A cada dia conquistando mais adeptos, mais apoio. Ver as pessoas vestindo a camisa literalmente. Ver o assunto se espalhar por todas as regiões. Toda equipe tem muito orgulho de ver isso acontecendo. É uma semente do bem que nós estamos plantando e temos muito orgulho disso.

 

( Facecão & Cia) -  Definindo “vira-latas” em uma frase, qual seria?

Tiago Ferigoli:  Vira-lata é quando um ser DE raça torna-se um ser COM raça.

 

 ( Facecão & Cia) - Deixe uma mensagem aos internautas do Facecão & Cia!

Tiago Ferigoli:  O mundo só vai mudar se você mudar. Não existe ação milagrosa que vá resolver todos os problemas do mundo. Encontre projetos bacanas e participe de alguma forma. Atue. O projeto “Vira-latas Os verdadeiros cães de raça” é você, participe!

 

Projeto "Vira-Latas  -  Os Verdadeiros Cães de Raça"

Diretor: Tiago Ferigoli

Email: contato@vira-latas.com

www.vira-latas.com

 

Loja Virtual - Linha ANIMI

( Foto ao lado - Linda Camiseta Unissex ANIMI ! )

www.animiweb.com.br

 

Deixe seu comentário:
Nome:
Comentario:
Digite os caracteres que você vê na imagem


Comentários
FACECÃO A REDE SOCIAL DO SEU AMIGUINHO - 2012 ©Todos os direitos reservardos
Desenvolvido por: ELLOS DESIGN